Amamentação: Quando desmamar o seu bebê


Se você está amamentando, já sabe que essa é uma experiência maravilhosa que aproxima você e seu bebê. Mas mesmo as coisas boas acabam. Como você sabe quando é hora de desmamar?
Não existe uma idade mágicaparadesmamar o seu bebê. Desde que vocês dois estejam felizes, você pode continuar amamentando por anos. Também é importante saber que, com o tempo, todos os bebês desmamam naturalmente, reduzindo gradualmente a frequência de amamentação e aumentando a quantidade de alimentos sólidos até que eventualmente param de mamar.
Veja três sinais de que ele está desmamando naturalmente ou que já está na hora de começar:
  1. Seu bebê está muito ocupado para mamar. Depois que seu filho começar a se movimentar, poderá ficar ocupado demais explorando seu novo mundo para mamar, especialmente durante o dia. Mas não se surpreenda se ele ainda procurar o peito para a intimidade da amamentação antes de dormir ou quando estiver precisando de um aconchego.
  2. A preferência de seu bebê irá mudar para alimentos sólidos. Quando o seu pequeno descobre alimentos sólidos, ele pode começar a perder interesse pelo leite materno e preferir os novos sabores e texturas interessantes que você está oferecendo para ele agora. Lembre-se, no entanto, de que os alimentos sólidos não devem substituir o leite materno antes de seu filho completar um ano. Pense nos alimentos sólidos como um complemento ao leite materno (ou artificial) até que o seu bebê tenha pelo menos ano de idade.
  3. Seu estilo de vida vai mudando.  A vida do seu bebê não é a única que está evoluindo. Uma nova gravidez, uma mudança no trabalho ou na programação diária, novas atividades, ou então você simplesmente não sente tanta vontade de amamentar -- são todos motivos válidos para começar a desmamar o seu bebê.
Finalmente, se você estiver desmamando o seu bebê (ou ele estiver desmamando sozinho), não se esqueça de que o sistema digestivo dele é delicado e não estará pronto para o leite de vaca até que ele tenha 1 ano de idade. Até lá, ofereça leite materno ou artificial em uma mamadeira ou copo para complementar os alimentos sólidos. Não importa quando ou como ele começar a desmamar, marque essa transição como mais um passo positivo no desenvolvimento de seu filho.

0 comentários:

Postar um comentário

Mãe antes dos 20 Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados