O que o choro do bebê pode comunicar


Pode ser fome, cansaço ou necessidade de atenção, mas o fato é que o choro do bebê sempre tem um motivo.
A seguir, alguns motivos que podem levar o seu bebê a chorar e como acalmá-lo.
Energia de sobra.
Acredite ou não, mas, quando estão muito tensos e precisam liberar o excesso de energia para se sentir mais relaxados, os bebês muitas vezes choram. Você pode perceber que o seu bebê fica inquieto em determinados horários do dia, mesmo que já tenha comido e não esteja desconfortável ou cansado. Se, depois dessas explosões emocionais, ele estiver alerta ou tirar uma bela soneca, pode apostar que ele só estava precisando liberar essa energia acumulada.
Infelizmente, não há muito o que fazer para ajudá-lo quando esse é o motivo do choro. Mas fique tranquila. Se o seu bebê está chorando para liberar o excesso de energia, ele estará se sentindo muito melhor daqui a pouquinho.
Fome.
Em geral, o choro “de fome” pode ser diferenciado dos demais, porque tende a ser curto e a ter tom mais grave, subindo e descendo ao longo de toda a sua duração. Se o seu bebê estiver chorando dessa maneira, experimento alimentá-lo para ver se ajuda.
Raiva.
Se o choro do seu bebê for mais turbulento, é possível que ele esteja com raiva. Experimente ajeitá-lo em outra posição em seu colo ou pegue-o se ele estiver deitado. Uma pequena mudança pode tirá-lo desse pequeno acesso de raiva.
Dor.
Gritos agudos, repentinos e altos seguidos por longas pausas e lamentos geralmente indicam que o bebê está com dor. Se o seu bebê chorar assim, verifique se alguma coisa o está incomodando.
Necessidade de ficar sozinho.
Seu bebê é adorável e, é natural, você quer acariciá-lo 24 horas por dia. Mas isso não significa que ele queira atenção em tempo integral. O choro para avisar que ele quer ficar sozinho pode ser parecido ao choro de fome. Se você acabou de alimentá-lo e o seu recém-nascido dá aquele choro curto e grave, pode ser que ele precise ficar quieto e sozinho por algum tempo.
Cólica.
Se o seu bebê tem períodos de agitação regulares, particularmente entre as 18h00 e as 24h00, ele pode estar sofrendo de cólicas. Bebês com cólica gritam com mais intensidade ao longo do dia, choram inconsolavelmente e muitas vezes esticam e encolhem as pernas para liberar gases. Cerca de um em cada cinco bebês tem cólica. Infelizmente, a causa do problema não é totalmente conhecida.
Se acreditar que o seu bebê está com cólica, experimente eliminar alimentos que possam causar irritação de sua própria dieta (caso esteja amamentando), como produtos lácteos, cafeína e cebolas. Experimente oferecer ao bebê uma chupeta; em alguns casos, isso pode aliviar a cólica. Envolver o bebê em uma manta e deitá-lo de bruços massageando suavemente suas costas também pode ajudar a aliviar a pressão. Fale com o pediatra para obter mais ideias para ajudar o seu bebê nessa situação.
Entre outras formas de acalmar seu bebê estão:
  • Embalar e balançar.
  • Envolver em uma manta.
  • Uma volta de carro.
  • Sons rítmicos ou vibrações. Um banho morno. 
  • Fazer o bebê arrotar.
Com o fortalecimento do vínculo entre vocês dois nos primeiros meses da vida do seu bebê, será mais fácil reconhecer os diferentes tipos de choro. Logo você vai conseguir consolá-lo melhor e fazê-lo voltar a sorrir.

0 comentários:

Postar um comentário

Mãe antes dos 20 Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados