Primeiros dentinhos

Antes de tudo quero ressaltar que cada bebê tem um organismo diferente, então não é porquê estou colocando aqui a idade "aproximadamente" que os dentinhos começam aparecer que o seu bebê tá adiantado (nascimento de dente precoce) ou tá demorando demais! É super normal, cada bebê é diferente um do outro.. Então vamos lá:

O surgimento dos dentes ocorre mais ou menos aos 6 meses de idade e os primeiros a aparecer são os incisivos centrais inferiores. Depois aparecem os incisivos centrais superiores, seguido pelos incisivos laterais inferiores. Por volta de 1 ano e meio surgem os incisivos laterais superiores. Então começa a erupção dos dentes mais posteriores como os primeiros molares, os caninos e os segundos molares.
Aos 3 anos, seu filho terá todos os dentes de leite. Ao todo, são 10 dentinhos na arcada de cima e 10 na arcada de baixo. As mamães não devem ficar preocupadas se no primeiro aniversário do seu filho nenhum dente aparecer ao mundo. É normal um atraso de até 8 meses.
Dente antes do tempo pode machucar o nenê e a mamãe - Normalmente, os dentes natais ou neonatais são os incisivos inferiores. O dente pode ser deixado caso não estiver causando qualquer dificuldade à criança. Essa dentição precoce, entretanto, pode machucar a língua do bebê e o seio da mamãe durante o aleitamento materno. Para que isso não aconteça, o odontopediatra fará um polimento dos dentes.

Mas se o dente estiver muito mole com perigo da criança aspirá-lo, o odontopediatra então fará uma cirurgia simples para extraí-lo. A mamãe pode ficar despreocupada que outro dente nascerá no lugar do dente extraído.

Dica: mamãe, nunca tente retirar o dente do seu bebê em casa.

Fique atenta aos sinais de que os dentinhos estão chegando:

Coceira na gengiva pela pressão do dente (~vale comprar um mordedor pra ajudar a aliviar mais a coceira~) Obs: O alívio será maior se antes o mordedor ficar na geladeira, o frio ajuda a confortar a região.
Gengiva mais abaulada e esbranquiçada (Abaulada: Inchada)
Aumento da salivação (~por conta do amadurecimento das glândulas salivares e pela incapacidade do bebê engolir toda a saliva~)

Obs: Todos esses sintomas deixam o sono do bebê mais agitado.

Aos seis meses, o período de introdução de novos alimentos também se inicia. Comece aumentar a consistência dos alimentos gradualmente. Alimentos mais consistentes também ajudarão a massagear a gengiva além de estimular e ensinar a mastigação.
A mamãe pode ainda fazer uma massagem com o dedo indicador em toda gengiva, sempre com a mão bem limpa. Se a irritação for muito forte, consulte o médico que poderá receitar analgésicos e antitérmicos.
Nos primeiros meses de vida, os pais devem fazer uma limpeza da gengiva, bochecha e língua com uma gaze ou fralda embebida em água filtrada pelo menos três vezes ao dia. A primeira visita ao dentista que dará orientações sobre como fazer a higienização deve ser nos primeiros meses também.

Com a erupção do primeiro dente, pode-se começar a utilizar uma escova pequena, macia e com cerdas arredondadas. O cuidado com a dentição precoce do seu bebê é sinônimo de um sorriso saudável no futuro.

Beijinhos de luz ;*




0 comentários:

Postar um comentário

Mãe antes dos 20 Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados