Quatro maneiras de ajudar o seu bebê a falar


Olá, hoje o post vai dar dicas para você ajudar o seu bebê a falar. Confira:
Antes que você perceba, seu bebê balbuciante estará na escola! Embora isso aconteça conforme o ritmo do bebê — que observa, ouve e se envolve com você —, é possível estimular o desenvolvimento da fala com estas quatro dicas.
Converse com o bebê, mesmo que o diálogo pareça unilateral. Nesta fase, a comunicação verbal constante é uma excelente forma de ampliar o vocabulário e estimular o desenvolvimento da fala. Converse com seu bebê durante o dia, enquanto realiza suas tarefas, mesmo que isso pareça um tanto tolo. Fale sobre o macarrão que está preparando, sobre as cores das roupas que está dobrando ou aponte um par de sapatos ao passar por uma vitrine no shopping. Mesmo que ainda não consiga responder, o bebê ouve tudo — e entende mais do que você imagina!
Concentre-se no desenvolvimento da fala ao contar histórias. 
Ler para o bebê é uma parte importante do desenvolvimento da fala. A leitura apresenta novas palavras ao bebê, e as ilustrações o ajudam a entender que tudo tem um nome. Aponte, por exemplo, a ilustração de um carro e diga “carro” em voz alta, estimulando o bebê a repetir a palavra.
Resista aos balbucios. 
As primeiras palavras de seu bebê provavelmente não soarão como palavras reais. Por exemplo, “cholo” pode significar “cachorro” para ele. Embora seja importante reconhecer essas palavras, resista à tentação de usá-las ao conversar com o bebê, mesmo que elas sejam encantadoras. Em vez disso, ao repetir a palavra para seu bebê, use a pronúncia correta para que ele possa, no futuro, articular corretamente a palavra.
Narre as ações do bebê para melhorar as associações. 
Com 1 ano, seu bebê pode se comunicar apontando objetos ou engatinhando até o que quer mostrar. Estimule essas tentativas e expanda o vocabulário do bebê narrando suas ações. Se, por exemplo, você notar que o bebê está tentando pegar a caneca que costuma usar, diga, “Ah Você quer a sua caneca!”. A narração ajudará o bebê a associar o nome ao objeto; em algum tempo, ele deixará de apontar objetos e começará a pedi-los.

4 comentários:

  1. Acho tão bonitinho quando os bebes começam a falar.A minha menina mais velha começou a falar com 7 meses..já a minha caçula demorou mais um pouco.
    Adorei as dicas!!!
    Bjim
    http://vitaminafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Legal esse alerta sobre não cair na tentação de falar como eles, coisa que é muito comum de se ver rs.
    Parabéns pelo blog. Seguindo.
    http://minasdofutebol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada querida, fico feliz em ajudá-la. Volte sempre, beijos! Seguindo o seu =D

      Excluir

Mãe antes dos 20 Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados