Engatinhar: Uma conquista do bebê



Olá, hoje o post vai abordar o assunto do bebê começar a engatinhar, é uma fase linda e que gera um pouco de dúvidas.
Ex. Quando o meu bebê começa a engatinhar? Quero lembrar que todo bebê tem um desenvolvimento diferente do outro. Então nada de "Ah, meu bebê tá atrasado", "Ah, meu bebê não é tão esperto quanto o de fulana", cada bebê tem seu ritmo, respeite isso, e faça que os outros respeite também. Então vamos embarcar nessa jornada da mais nova descoberta do bebê. 

Aos 8 meses, em média, o bebê começa a engatinhar - e essa é uma etapa importante para o desenvolvimento de sua coordenação motora. Vale lembrar, no entanto, que nem todos engatinham: alguns passam da fase do sentar para o andar imediatamente. E isso não deve ser visto como um problema. É possível ajudá-lo nesse período? Com certeza. Uma ideia para incentivá-lo a se movimentar é colocá-lo de um lado do tapete e seus brinquedos prediletos do outro. Pode acreditar, ele vai se esforçar para agarrá-los.

Quando o pequeno estiver preparado – com a coordenação necessária e os músculos prontos –, ele dará os primeiros passos. Esse grande passo varia muito de criança para criança. Algumas começam a caminhar antes de completar 1 ano e outras só adquirem essa habilidade com 1 ano e meio. A partir disso, é preciso preparar a casa para a nova fase e ficar atento para móveis e objetos que possam causar acidentes. Num piscar de olhos, o bebê estará correndo, pulando e dançando. Uma diversão só.

E andador, pode?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o andador atrasa o desenvolvimento psicomotor da criança. Bebês que utilizam andadores engatinham menos e levam mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio.
Converse com seu médico e cheguem juntos à melhor solução para seu pequeno.



Em caso de dúvida, consulte o pediatra do seu filho(a).




2 comentários:

  1. Amiga adorei a matéria!... eu particularmente não gosto dos andadores tradicionais....meus filhos nunca usaram e sempre prezei muito pela segurança deles, já fiquei sabendo de vários acidentes em bebês pelo meu pediatra....me indicaram um andador diferente dos tradicionais, e tipo um macacãozinho que uso na minha filha, a Aninha adora e minhas costas agradecem ; ) , assim sempre participo dos passinhos dela...fica minha dica, comprei o meu no site www.andanenem.com.br, Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que legal! Com certeza irei ver. E desculpa pela demora para responder seu comentário. Obrigada e Deus abençoe você e sua Aninha, beeeeeeeijos de luz :*

      Excluir

Mãe antes dos 20 Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados